Saúde mental também é segurança do trabalho

Este mês é marcado pelo Movimento Abril Verde, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Mas atualmente, a saúde mental é tema que não pode ficar de fora dessa discussão. O bem-estar emocional e psicológico passa pela capacidade de lidar com o estresse e a pressão do trabalho, manter relacionamentos saudáveis com colegas e superiores, e ter uma perspectiva positiva em relação ao trabalho e ao futuro.

O desequilíbrio nessa rotina pode levar ao estresse crônico, desencadeando uma série de problemas de saúde mental como: ansiedade, depressão e até mesmo a síndrome de burnout – o esgotamento profissional. Esse mal agudo e incapacitante foi enquadrado como doença do trabalho pelo Ministério da Saúde no ano passado, podendo gerar reflexos previdenciários e trabalhistas. Levantamento feito pela plataforma Data Lawyer revela que a judicialização por este motivo disparou em 72% entre 2020 e 2022.

Para prevenir esses problemas, as empresas devem ter especial atenção ao tema, buscando uma comunicação transparente entre colaboradores e gestores, identificando e resolvendo problemas o mais breve possível, ou até mesmo apresentando programas de aconselhamento preventivo e suporte psicológico quando necessário.

Estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal, para preservação da saúde mental profissional, também é missão e desafio do trabalhador. A prática de atividades saudáveis de lazer, como esportes e hobbies, bem como o contato com a natureza, são fatores que, reconhecidamente, reduzem o estresse e promovem o bem-estar psicológico. A busca por ajuda profissional quando necessário também auxilia na prevenção de danos emocionais maiores. 

Na nova realidade, o Abril Verde é um alerta de que a saúde mental no trabalho não pode ser negligenciada, tanto pelas empresas como pelo quadro funcional. A adoção de medidas preventivas, com ênfase na comunicação clara e empática, hábitos saudáveis e atendimento especializado podem ajudar a manter o equilíbrio e a promoção da saúde mental. Criar um ambiente de trabalho positivo, acolhedor e produtivo é preciso.

Saúde mental também é segurança do trabalho



Compartilhe