Crédito Rural Privado e a modernização da Cédula de Produto Rural - CPR

Produzir sem a necessidade de acessar crédito rural é luxo para poucos produtores. Custos elevados e margens apertadas fazem com que a demanda pelo crédito rural seja estendida mesmo para aqueles que, por fruto de sua organização, vinham trabalhando somente no sistema de trocas. Trabalhar pela segurança alimentar do mundo é um desafio cada vez mais complicado e que, mesmo no cenário de incertezas, ainda motiva o produtor a olhar para o futuro e acreditar na rentabilidade do seu negócio. 

Nesse cenário, temos o crédito rural oficial, que respira por aparelhos com as suas “ditas” vantagens, já não tão atrativas assim, atualizadas todo ano com a divulgação do MCR – Manual de Crédito Rural, e o crédito privado, um pouco mais oneroso face a livre negociação no mercado, contudo sem as excessivas formalidades. 

Nesse passo, a atualização da legislação que regula a CPR por meio da Lei 14.421/2022, com a formalização da possibilidade de utilização da CPR com liquidação financeira para abertura de limite de crédito é mais um passo para a migração ao crédito privado. Abandonando-se a ideia de títulos de crédito obsoletos, como a Nota Promissória, a utilização de um título próprio voltado para o fomento do agronegócio é uma boa solução para tornar as relações cada vez mais eficientes e transparentes entre indústrias, fornecedores de insumos e produtores rurais.

Nunca como antes, utilizar o crédito na dosagem certa será fundamental.

Crédito Rural Privado e a modernização da Cédula de Produto Rural - CPR



Compartilhe